A China é uma das civilizações mais antigas do planeta, com uma história iniciada mais de 2.000 anos antes de Cristo. Guerras, conquistas e impérios escrevem a trajetória desta que é a nação mais populosa do planeta, com mais de 1,3 bilhões de pessoas. Em 1949, quando o país foi unificado pelo partido comunista, a igreja Cristã entrou num grande sofrimento. Crentes que não se uniram à igreja do governo foram punidos, presos, torturados, mortos. Bíblias foram queimadas e locais de cultos, destruídos. O comunismo tudo do coração das pessoas e não pôs nada no lugar.
Os irmãos que se negaram a pertencer á igreja controlada se reuniam nas casas, em cavernas, realizavam seus batismos na escuridão da noite e assim surgiu a Igreja Subterrânea.
Hoje, a liberdade ainda é restrita, líderes são discriminados, presos, mas a igreja é viva, vibrante, corajosa e extremamente carente de líderes. Cerca de 30 mil pessoas são acrescentadas à igreja chinesa todos os dias, mas o grande desafio é de líderes para cuidar desses novos irmãos. Há apenas um líder pra cada 10 mil pessoas e esse líder, normalmente, não tem um preparo adequado.
A China chega ao século 21 com todos os problemas de uma grande nação: violência, poluição, consumismo, mas para as centenas de vilas nas zonas rurais, a qualidade e a escassez de água são grandes dificuldades que o povo enfrenta. O missionário Dawei, da JMM, usa seu conhecimento científico para beneficiar o povo e apresentar Jesus como Salvador a mulçumanos chineses por meio do Projeto Água para os Sedentos. Ele perfura poços, faz purificação de água e ministra educação ambiental nas vilas onde há seca ou má qualidade de água. Somente através de um projeto social aceito pelo governo, o missionário consegue ficar na comunidade e se relacionar com o povo.
Nos próximos 20 ou 30 anos a China será a maior potência mundial influenciando toda economia e política do planeta, então se nada for feito agora, provavelmente não teremos mais a oportunidade de transformar esta nação.
Extraído da Revista Pregação e Pregadores (Fonte JMM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar do nosso blog.
Que Jesus te abençoe.